VÍDEO: caminhonete é flagrada carregando 'torre de caixas' gigante por ruas do ES
05/09/2025
(Foto: Reprodução) Caminhonete é flagrada circulando com ‘torre de caixas’ em Cachoeiro de Itapemirim
Uma caminhonete foi flagrada transportando uma "torre de caixas" de madeira gigante empilhadas na carroceria, nesta quinta-feira (4), em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. O motorista não foi identificado e não houve registro de acidente. A prática infringe diversas determinações do Código de Trânsito Brasileiro. (assista acima)
No vídeo compartilhado nas redes sociais é possível ver que o motorista trafega na faixa da direita, com velocidade compatível com a via. Ele freia, faz curvas, mas a torre de caixas, semelhante às utilizadas em feiras livres, não desequilibra.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
A pessoa que gravou o vídeo ironiza a habilidade do motorista e chega a dizer: "os caras são fera". Mas a atitude confirma irregularidade e pode colocar em risco o dono do carro e outras pessoas.
O representante do Observatório Nacional de Segurança Viária do Espírito Santo, Anthony Moraes Costa, pontuou que uma série de infrações são cometidas pelo motorista, como transporte de carga com dimensões superiores aos limites permitidos legalmente.
"O condutor transporta a carga de forma mal acondicionada e extrapola as dimensões permitidas pela legislação de trânsito. As dimensões autorizadas para veículos desse tipo são de 2,6m de largura e 4,40m de altura, contado a partir do pneu. As penalidades aplicadas para essas infrações de trânsito variam entre multa, que pode ter acréscimos a cada 200 quilogramas ou fração de excesso de peso apurado, até a retenção do veículo para regularização", afirmou.
Caminhonete é flagrada circulando com ‘torre de caixas’ em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.
Reprodução
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: tora de madeira cai de carreta e quase atinge mulher na calçada no ES
VÍDEO: cavalo solto e sem tutor cruza pista de avenida e é atropelado em Vila Velha
As penalidades para um caso como esse são multa grave, no valor de R$ 195,23, com soma de cinco pontos na carteira de motorista, e retenção do veículo para regularização.
Se houver excedente de peso, é somada mais uma infração média. Se houver ainda excesso na capacidade máxima de tração, inclui mais uma infração de média a gravíssima, a depender da relação entre o excesso de peso apurado. Além disso, a porta da carroceria não deveria estar aberta.
Outro flagrante em fevereiro
Flagrante de ‘torre’ de caixas em carroceria de caminhonete feito em fevereiro de 2025, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.
Redes sociais
Em fevereiro deste ano, o g1 mostrou um outro flagrante, na mesma cidade do Sul capixaba, e que também impressionou pelas imagens. Um veículo de modelo e cor semelhantes, também transportava caixas de madeira.
Nas duas situações não é possível ver a placa do carro ou identificar o motorista, então não é possível afirmar que se trate da mesma pessoa em situação reincidente.
Caso o motorista seja identificado, ele será penalizado apenas com o flagrante feito no momento, ainda que tenha repetido a prática diversas vezes.
"É bom que se mostre diversas vezes pelo alerta, mas a polícia não pode gerar notificações sem que o flagrante seja realizado por um agente fiscalizador. Se for por uma câmera monitorada por um agente fiscalizador, como uma câmera de prefeitura, tudo bem, porque quando elas multam é porque têm ali atrás um agente fiscalizador analisando o ocorrido. Mas só porque alguém viu, foi lá e denunciou, ou porque a imprensa denuncia, essa notificação não pode ser gerada. Infelizmente, não funciona assim", avaliou Anthony.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo